segunda-feira, 15 de junho de 2009

“Gêneros Textuais:Uma Questão de Necessidade Social”

4ª oficina


No dia 08 de maio de 2009,nos encontramos mais uma vez para trabalharmos a 4ª oficina do GESTAR II,a TP3 unidade 9,gêneros textuais.
Iniciamos com um slide “FAUNA”,o qual relata 40 conselhos para viver feliz.Em seguida fizemos uma leitura compartilhada “A PALAVRA”,de Rubem Braga,a qual nos possibilitou refletirmos importância do trabalho com variedades de gêneros textuais em sal de aula,entretanto nunca sabemos o que pode tocar um indivíduo,ele pode se deixar tocar por algo que jamais pensamos;um poema,um conto,um noticiário...O texto foi bastante comentado pelos cursistas,levando-os sempre a questionamentos pedagógicos,inclusive o conhecimento prévio do aluno que deve ser aproveitado.Abri espaço para a transposição didática e na verdade, os professores não trouxeram a a plicação do avançando na prática,segundo eles,o tempo não foi suficiente,mas aproveitaram para expressar sua práticas diárias,dentre vários comentários,um professor relatou sobre um trabalho desenvolvido,referente as fábulas,com várias versões,fez a utilização dos elementos da fábula em outros gêneros textuais(crônicas,notícias em jornais,fatos do cotidiano do aluno...)Em relação a outras atividade relatadas,percebi que fazia necessário algumas ampliações e encaminhei uma readaptação enquanto proposta do gestar.Pelo fato de termos alguns professores fora da área,ou até mesmo estudando se graduando.Pude perceber que alguns ainda não tinham se identificado com a proposta do gestar,por ter dito pouco contato com o referente assunto.
Retomei a explicação repassando os objetivos do assunto.Introduzi gêneros textuais,enquanto diferença e semelhança em diversos contextos de uso lingüístico,competência sócio comunicativo e as características que levam a classificação de um gênero.Organizei um slide sobre texto,o que é?para que serve?gêneros literários e não literários.Apresentei uma lista de gêneros...e algumas pistas textuais,em relação a um texto não verbal em slide.Os cursistas contribuíram muito nesse processo,se envolveram bastante.Concluímos que é possível sim,trabalhar com gêneros,envolvendo características diversificadas,com vários textos,sendo assim o aluno pode compara-los e diferencia-los .Ex;uma bula de remédio de um jornal...
Em seguida trabalhamos uma atividade retirada do AA3,redescobrindo gêneros textuais:um conto de Drumonnd “ESSAS MENINAS” .Foi trabalhado em dupla e logo após socializaram.Trabalhamos também em slide algumas características de intertextualidade “O PODER DA IMPRENSA”,com o gênero jornalismo,enfatizando o conto de “ chapeuzinho vermelho” em vária dimensão social do letramento,utilizando textos de diversos gêneros;reportagens de jornais e revistas,entrevistas,propagandas,notícias,humor...,explicamos que há várias formas de relatar, objetividade e subjetividade,as diferentes habilidades exigidas par a leitura de diferentes textos numa mesma reportagem.
Fiz encaminhamento de estudo da oficina 10,11,12,13,e o aplicando na pr´tica da 10 e 12 ,organizado dentro de uma següencia didática,para o próximo encontro no dia 30 de maio.

VERONICA RIBEIRO DA SILVA –NOVA UBIRATÃ- MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário