quarta-feira, 10 de junho de 2009

PROJETO POR APRENDIZAGEM






3ª OFICINA


“É caminhando que se faz o caminho”

PROJETO POR APRENDIZAGEM

No dia 25 de abril de abril do ano de 2009,num sábado,nas dependências da escola municipal “TANCREDO NEVES”,ocorreu um encontro de 4 horas,referente ao Gestar II..Iniciamos com um vídeo”MOTIVAÇÃO COM O MAIOR EMPREENDEDOR DO MUNDO”,com duração de 5minutos.Em seguida uma leitura compartilhada “AS TAREFAS DA EDUCAÇÃO” de Rubem Alves. Foi feito bastantes comentários. Nessa data ainda não tínhamos recebido os materiais do gestar em nosso município,então decidimos antecipar algumas questões...De repente na mesma semana chegaram os matérias,mas os cursistas haviam tidos acessos á leitura desses impressos.Resolvemos implementar nossa pauta com um dos itens;entrega e manuseio dos referidos materiais do gestar II.
Fizemos a exploração da dinâmica das oficinas,trabalhamos algumas atividades ainda do guia geral.Ocorreu a plenária,com muito envolvimento dos cursistas.Conceituaram o processo ensino- aprendizagem,como “o processo pelo qual passamos para a internalizar conhecimentos que ocorre através da mediação”.Outros grupos:com “resgate de conhecimento prévio ,busca de conhecimentos ,trocas de experiência...interação entre o professor e aluno.Sendo o professor neste processo um mediador,orientador,motivador e um constante transmissor de idéias.Para a maioria dos cursistas a realização do gestar II na prática;imaginam que acontecerá com construção de muitas novas sugestões de práticas melhores para a sala de aula,de maneira motivadora e dinâmica,interagindo entre professores,alunos ,família,coordenação e direção.E que esta parceria terá uma participação lucrativa.Pois todos estariam trabalhando em prol de uma mesma situação: ENSINO-APRENDIZAGEM de maneira diferenciada e qualificada.
No segundo momento fizemos uma oficina referente a PROJETO DE APRENDIZAGEM,com o objetivo de explicitar os recursos para a construção de aprendizagem e especificar projeto pedagógico e projeto por aprendizagem.Após feita a apresentação de slides,alguns professores comentaram que já haviam feitos experiências com algumas características de aprendizagem por projeto e se surpreenderam muito,com as informações que os alunos trouxeram.Após bastantes esclarecimentos,concluímos que aprendizagem por projeto,é de grande importância á nossas práticas pedagógicas,pois irá possibilitar oportunidades de melhorias na aprendizagem através de um trabalho cooperativo.Nessa reciprocidade o professor é tão aprendiz quanto o aluno,dessa forma formará um ambiente construtivista.È preciso trabalhar o aluno á percepção de seu próprio valor,promover a auto estima e a felicidade de conviver e cooperar.E com isso estimular a livre expressão de cada um.
Sabemos que o termo projeto é bastante recente em nossa cultura.Contudo os cursistas dispuseram tentar traçar esses caminhos ás suas práticas pedagógicas.Acharam muito interessante...Mais ainda temos muito á pesquisar e aprender...
Essas contribuições de projeto por aprendizagem foi feita através de socialização com a equipe do gestar II,do município de SINOP e a partir dessas informações ampliei pesquisas,conforme referências bibliográficas:NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro.pedagogia dos projetos.E KLEINAN,Ângela B. Leitura e interdisciplinaridade:tecendo redes nos projetos da escola /ângela B. Kleinan,Silva E. Morais-Campinas,SP:Mercado de Letras,1999-(coleção idéias sobre aprendizagem) ,OLIVEIRA,Ana Arlinda de.Estrutura


Veronica Ribeiro
Nova Ubiratã - MT










Nenhum comentário:

Postar um comentário