quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DÉCIMO QUARTO ENCONTRO DA TP2


DÉCIMO QUARTO ENCONTRO DA TP2
UNIDADE 5 OFICINA 3



No dia 17 de outubro de 2oo9,nas dependências da escola municipal Tancredo Neves,nos reunimos mais uma vez,para trabalharmos o décimo quarto encontro da tp2,unidade 5,com o tema “gramática e seus vários sentidos”,com o objetivo de resolver dúvidas e sistematizar as informações dos pontos principais das unidades;os sentidos da palavra gramática,o conceito e a constituição da frase e do período.Aperfeiçoar planejamento e a execução das atividades de linguagem (leitura e produção de texto e análise lingüísticas).Iniciamos com a leitura de um texto ampliando nossas referências,”o ensino da gramática no ensino fundamental e médio:a abordagem gramática mais adequada para se enfrentarem as questões decorrentes”,escrito nas páginas 36 e 37 do tp2.Após a leitura,discutimos sobre;como o ensino descritivo tem sido privilegiado nas escolas,e como deve ser o ensino de português,para que os professores não alterem sua metodologia do ensino de língua portuguesa.Foi um debate bastante rico.Uma das duplas,comentaram;que o ensino proposto apresenta seus conceitos de maneira sem significados,trazendo com efeito o desinteresse e nada atrativo.Porém a metodologia deve contemplar o prescritivo de maneiras contextualizadas e mais abrangente para que permita ao aluno a sua aproximação a esse ensino.Na continuidade levamos alguns pontos relevantes ao conteúdo das unidades 5 e 6.No segundo momento os cursistas fizeram a leitura dos seus relatórios referentes a aplicação do avançando na prática e relataram suas experiências em sala de aula,fazendo essa transposição foi apresentada de uma forma bem detalhada.Uma professora comentou de uma atividade,a mesma iniciou fazendo comentários pertinentes a oralidade,e então comentou que os alunos leram enfaticamente o texto proposto na página 101 “...o negócio do atropelamento...”,continuou relatando,que para entender melhor antes de realizar a produção,fizeram uma leitura compartilhada e discutiram a questão de ética nas questões de valores da pessoa humana e das leis de trânsito.Discutiram então a possibilidade de um texto oral poder ser chamado de texto.E os alunos,responderam que sim,pelo fato de ser primordial a oralidade para que se haja comunicação,sendo que a finalidade do texto entendido por eles seja essa.Segundo a professora Renata,propôs uma atividade em duplas,onde deveriam reapresentar o assunto na transposição de gêneros textuais,transformando esse texto oral em outro,em forma de carta,aviso,notícia de jornal,manual de instrução,poema,etc.Os grupos se reuniram e logo iniciaram a atividade,mas logo no início alguns tiveram dificuldades para iniciar a proposta no gênero escolhido,a professora disse que fez algumas intervenções para que os alunos continuassem depois,e a partir daquele momento a única dificuldade foi na grafia correta das palavras que exigiu a atenção.Continuou comentando que a socialização foi bastante tranqüila,leram seus textos e todos opinaram nas produções uns dos outros.Sobre o objetivo da atividade,segundo a professora,dois momentos foram curiosos.Um foi de duas alunas que solicitaram discutir o assunto numa peça teatral,usando as gírias da atividade anterior,e não acreditaram ser prudente que elas não fizessem,a professora disse que foi muito interessante,porque além de escreverem o texto,elas dramatizaram,o que empolgou os colegas.Outro momento muito rico,foi que ao finalizar a atividade os alunos se mobilizaram numa discussão sobre a segurança no trânsito,mesmo morando numa localidade onde isso não é um problema como nas cidades.Eles defendiam claramente que hoje a odeia vigente é a direção segura para si e os outros.A professora finalizou dizendo que esse tipo de discussão a deixa aliviada por saber que os alunos estão sensibilizados para as questões de cidadania,e espera que no futuro isso faça a diferença na convivência da humanidade.Na continuidade do encontro presencial,propomos umas atividades de leitura e produção de textos;produção de um parágrafo relacionado com o texto ampliando nossas referências,páginas:36 e 37,discutido anteriormente.E em seguida a leitura e interpretação do texto1 “Maria e Pedro na cova do vento”,texto 2 ;poema ‘os quatro(maus)elementos...,páginas.149 e 150.Terminamos encaminhando algumas questões para ser trabalhada no período vespertino com a etapa seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário