quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

RELATÓRIIO DO DÉCIMO TERCEIRO ENCONTRO

RELATÓRIIO DO DÉCIMO TERCEIRO ENCONTRO

TP1 UNIDADE 3



Retornamos ás atividades durante o período vespertino no mesmo dia 03 de outubro de 2009,na ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES,com o tema “o texto como centro das experiências no ensino da língua”,objetivando conceituar textos,indicar as razões do estudo prioritário de textos o ensino aprendizagem de línguas,reconhecendo as diferentes partes de leitura do texto;*Identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana;assim como identificar os pontos de vista nas diversas interações humanas.No primeiro momento os grupos já divididos se organizaram em estudo das unidades e respectivamente suas seções.E em seguida partimos para o seminário;exploraram os seguintes:*o que é texto?*por que trabalhar com textos,*os pactos de leitura, *a intertextualidade,*o diálogo entre textos,*as várias formas de intertextualidade,,*o ponto de vista,Na continuidade ocorreu a discussão dos tópicos referentes o tp1 unidade 3 e 4.Apresentação de slides com as figuras de fundo e conceituação:leitura,leitor e interlocutor.Foi uma atividade bem interessante,com uma boa participação de todos.No segundo momento abrimos espaços para a apresentação do avançando na prática,onde ocorreu a leitura dos relatórios,seguidos das atividades aplicadas em sala.foram feitos muitos comentários;uma professora relatou sobre a aplicação do avançando na prática da página 102,introduzindo com a atividade 04,página 101.Segundo a professo Marissol rerlatou,esta atividade foi selecionada por está a oralidade evidenciada na forma de um texto.E também por levantar questionamentos em torno de sua oralidade.A cursista ainda disse que leu e releu o texto,pois os alunos disseram que não haviam entendido e levantaram hipóteses.Depois a mesma sugeriu que os alunos ilustrassem a cena descrita no texto para em seguida fazerem a reescrita .Na continuidade ela falou solicitou que os alunos adequasse o texto lido e explorado ao gênero carta;já que vinha de encontro com o projeto que a referida professora estava desenvolvendo.A professora falou que os alunos produziram muito bem essa atividade.No terceiro momento apresentei em slide a história do “gato feio”.Pedi para que eles observassem;a argumentação e narração,intergenecidade e intertextualidade
de imagem num quadro com várias visões.No decorrer encaminhei uma atividade para que eles escolhessem uma fábula ou uma história infantil e reescrevessem em forma de paródia,fazendo alusão a um tema da atualidade.Na continuidade ocorreu as apresentações dos textos em paródias”:o gatinho feio”, “A Menina Generosa”.Logo após apresentei um slide com o hino nacional patrocinado.Os cursistas adoraram.Discutimos muito e comentaram que é uma atividade muito boa para trabalhar com os alunos.Finalizamos encaminhando o estudo do tp2 ,escolha e aplicação do avançando na prática para o próximo encontro.

Um comentário:

  1. Muito interessantes os relatos. Sou professora de Língua Portuguesa, no município de Taquara, mas, infelizmente e por incompatibilidade de horários, não pude participar da formação. Estou vendo e ouvindo por aí que o material vale a pena!!!
    Se tiveres interesse, acesse meu blog, estou compartilhando algumas atividades e sugestões!!!
    http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir