segunda-feira, 16 de novembro de 2009

OFICINA 10 TP5 UNIDADE 19

RELATÓRIO

OFICINA 10 TP5 UNIDADE 19


No dia 29de agosto de 2009, iniciamos mais um encontro do gestar II,nas dependências da escola municipal Tancredo Neves,no município de Nova Ubiratã – MT.Começamos com a apresentação de um slide “o silêncio dos lobos” e em seqüência uma leitura reflexiva “A cigarra,a formiga e a monotonia”.Fizemos uma discussão a respeito das reflexões teóricas e práticas nas unidades 19 e 20,coesão textual.Apresentei um slide referente ao conteúdo como reforço e maior esclarecimentos.No segundo momento foi apresentado o avançando na prática,que por sua vez os cursistas relataram suas experiências em sala de aula.A maioria desenvolveram a atividade da página 196,como ponto de partida.O professor Almir Matias,utilizou um método bem interessante em relação ao avançando da página já citada a cima,cujo tema coesão.Segundo o professor;após as explicações ,exemplos e exploração dos principais fatores coesivos.Encaminhou para os alunos para eles fazerem uma produção de um texto,objetivando superar as dificuldades apresentadas pelos alunos.A metodologia foi a seguinte:foram divididos em grupos de seis e foi solicitado que os mesmos recortassem diversas figuras de revistas,no mínimo uma figura para cada aluno.Após os recortes,os mesmos colaram em folha de papel bobina com tamanho adequado para que coubesse todas as imagens.O próximo passo:elas foram enumeradas conforme critérios a escolha dos grupos,como o mais adequado(beleza,tamanho,cores,etc...).Na seqüência iniciou-se a produção textual conforme ordem de enumeração.O professor continuou relatando que na aula seguinte os alunos foram a plenária e fizeram a apresentação dos seus trabalhos da seguinte forma;os alunos sem olhar os textos produzidos e olhando apenas as figuras,contaram a história criada por eles.Logo após todos os alunos daquela série,fizeram juntamente com aquela equipe,a comparação do texto escrito com o oral,apresentado por cada equipe.O referido professor acrescentou que o objetivo buscado ,referente a participação dos alunos nos trabalhos propostos foi atingido.Mas que havia observado ainda dificuldades na produção de texto de alguns alunos.E que a partir dos trabalhos em grupo soltaram-se mais.Entretanto na oralidade os que apresentavam dificuldades de falar em público.Revelaram que tem um grande potencial.O professor Almir alega que “os trabalhos em grupo proporcionou mais segurança a seus alunos”.Na continuidade observei que com essa apresentação os professores ampliaram suas experiências acrescentando esses exemplos.No terceiro momento encaminhei algumas propostas de atividades,as quais foram desenvolvidas nesse encontro e apresentadas.Dividi os grupos em seis;grupo >A;TP5 páginas 123 e 126 atividades 3 e 4. Unidades das imagens AAA5(aula 5) pág.59, > grupo B;atividade 9 páginas;140 e 142;atividade 11,página. 145,ativ.12,página 150,ativ.13 pág.152,ativ.16,página160.
Grupo c;atividade 3 ,páginas 186 e 187;atividade 8,página 195,AAA5 página 105 aula 1.Grupo d; atividad 9,páginas 200 e 201,atividade 19,páginas 202,AAA5,página ,aula 4,atividade 23,página 225,atividade;24,página 227.No momento da apresentação das atividades,cada grupo escolheu uma atividade para apresentação oral.Na continuidade fizemos uma dinâmica coletiva.Solicitei que produzissem uma narrativa a partir de ma seqüência de imagens,com processo de coesão e coerência.No decorrer das apresentações percebi que foi um trabalho muito produtivo,com uma metodologia atrativa á praticas em sala de aula.Na continuidade encaminhei uma avaliação,da leitura do texto “ampliando nossas referência ;páginas 166 e 167 e responder as questões da página 168,números;4,5,6,8.Finalizei solicitando para o próximo encontro;estudo do tp6,escolha,planejamento e aplicação dos avançandos.E os combinado para um trabalho com características de seminário.

Um comentário:

  1. OI,você andou "ostraseando" por um tempo,mas agora veio com força total, hein!! Bons ventos a levem... onde o pensamento alcançar...

    ResponderExcluir