sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RELATÓRIO OFICINA TP 4 UNIDADE 15 E 16

RELATÓRIO

OFICINA 8 TP4 UNIDADES 15 e16



No dia 31 de julho,nos reunimos para realizarmos a oitava oficina do gestar no município de Nova Ubiratã-MT.Com o tema “Mergulho no texto”,objetivando conhecer várias funções e formas de perguntar para ajudar o aluno a utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo do ler para aprender.
Iniciamos com uma leitura reflexiva do autor Rubens Alves, “Todo Texto Literário é uma Partitura Musical’,comentamos o texto,como meio de enriquecimento ás nossas leituras.Apresentamos a projeção do filme ‘NARRADORES DE JAVÉ”.discutimos o filme,seguindo um roteiro de perguntas,auxiliando-nos na questão do processo letramento. Em seguida abrimos as discussões em relação ao conteúdo retratado retratados nas unidades 15 e 16.Verificamos as críticas dos professores em relação ao conteúdo e aplicação das propostas.Na continuidade exploramos os pontos relevantes;.por que e para que perguntar?.Pistas textuais,.Como chegar a estrutura do texto?.Quando queremos aprender?Os cursistas fizeram muitos comentários referentes a esses tópicos e apresentaram também algumas dificuldades que encontraram em sala de aula em relação ao nível de perguntas de alguns alunos.Reforcei a importância que tem em formular as perguntas sobre o texto,para que o aluno possa chegar a uma compreensão global do texto.Apresentei alguns métodos utilizados para ajudar a elaboração dessas perguntas,como;A leitura “de mão” e exemplificamos.Prosseguimos fazendo a leitura do texto de referência ‘Por que meu aluno não lê”.Retirado do TP4.Todos participaram dessa discussão,sempre alegando que o aluno não lê,devido a cultura que traz,onde os pais não lêem e também pelos meios econômico.Após vários comentários concluímos que é preciso que nós professores possamos criar fórmulas que possam trazer nossos alunos ao verdadeiro caminho da leitura.Ainda apresentei uma leitura relatando que “ler e escrever” são experiências conquistadas”.
No segundo momento ocorreu a apresentação do avançando na prática,no entanto é o momento mais rico do nosso encontro,pois envolve muitas trocas de experiências.Os cursistas além de suas apresentações .Dá sugestões aos demais.Dentre outros avançandos,a professora Renata da Silva,aplicou em uma oitava série,uma atividade sobre cartões postais,referente ao avançando das páginas 194 a 196,que sugere a exploração da comunicação e o processo da escrita.Segundo a cursista com essa atividade,os alunos puderam reconhecer numa abordagem sociocomunicativa de pesquisas que através de uma grande troca de informações sobre os textos podem enriquecer sua leitura de mundo e compreender as várias formas de apresentar os textos.A mesma alega que as dificuldades,percebidas foram a penas no nível de ortografia.E que a participação expressou entusiasmo na hora de escreverem os textos com coerência,com expectativa de que eles mesmos leriam seus textos.A professora Renata finalizou dizendo que a cultura ainda deve ser o mais importante a se acrescentar na escola para melhorar o entendimento que os alunos fazem nos textos que os cerca.Quando isso acontece sentimos a reciprocidade de nosso trabalho em sala de aula.
No terceiro momento foi desenvolvida uma atividades de leitura, em slide sobre intertextualidade,um poema “o bicho” e um noticiário “gente também é bicho.Preserve a criança brasileira”.Houve várias discussões referentes a intertextualidade dos textos.Em seguida as atividades práticas sobre pontuações nas orações,uma leitura de Lígia Bojunga na página,170 do TP4 e interpretação do texto 171.Na continuidade,fizemos a leitura “intradução” de Gabriel Pensador,página 17.Logo após comentários referente o texto.Trabalhamos também a atividade 8,página 191,comentários pontuais sobre as dimensões das situações d a h,que seguem na atividade 7 página:188 e 190.Finalizei com a apresentação de um slide,onde aparece algumas sugestões para incentivar a leitura.Na oportunidade fiz uma avaliação com os cursistas,envolvendo algumas perguntas relacionadas ao conteúdo,considerando seus conhecimentos experenciais e o estudo realizado da tp4,unidades 14 e 15 e faça um relato sobre:1)Você tem trabalhado com letramento com seus alunos? 2)Quais são ainda as suas dificuldades para trabalhar com a leitura e a escrita em sala de aula de forma significativa para os alunos?nas respostas percebi que os cursistas ,na sua grande maioria já trabalhavam a partir dos conhecimentos prévios dos alunos,do seu mundo cultural e através do meio que inside sobre sua fase de desenvolvimentro.Enquanto outros menciona que com o programa gestar,estimula os alunos a prestarem mais atenção as informações que estão ao seu redor,para que possam obter informações e conhecimentos ,de forma a contribuir com seu aprendizado.Fiz alguns encaminhamentos para o próximo encontro.Inclusive,a apresentação de alguns avançandos de cursistas que estão atrasados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário