sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RELATÓRIO - TP5 UNIDADE 17 - OFICINA 9

RELATÓRIO

OFICINA 9

TP5 UNIDADE 17


No dia 01 de agosto de 2009,realizamos a 9ª oficina do TP5 unidade 17;estilística,com o objetivo de compreender a noção de estilo no domínio da linguagem e o objetivo da estilística,como também reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e a palavra.Iniciei com uma leitura reflexiva “educar”,de Rubem Alves.Em seguida fizemos o estudo dão tp5 unidade 17; estilística e 18;coerência textual.Debatemos por seção.Discutimos o texto “palavras são palavras”, de Celso Ferreira ,retirado do tp5,nas páginas 36 e 37.E reforçamos o profundo significado que tem cada palavra nos textos.No entanto além de se colocar em um emprego novo.Busca a expressividade,tonalidade,emoção...Ocorre uma boa participação,pois observei a partir das leituras e depoimentos dos professores cursistas,o sentido que tem as palavras,a cada leitura entoadas.Realmente esse encontro foi bem proveitoso.Na continuidade abri espaço para a apresentação do avançando na prática.Os professores relataram suas experiências em sala de aula,apontando algumas dificuldades .Foi encaminhado ,porém algumas devolutivas,tanto do formador para alguns cursistas,como dos cursistas para os seus alunos.Na seqüência foi realizada algumas propostas de atividades:.texto “cada um é cada um”,páginas 15 e 16 do tp5,a leitura do texto foi feita com entonação,com a participação da maioria ali presente.Discutimos vários estilos...Em seguida fizemos coletivamente a leitura do poema “trem de ferro”,de Manuel Bandeira,com breves comentários.Construímos também um texto coletivo afim de explorar os recursos expressivos relacionados á enunciação dos componentes semânticos(retirado do AAA5,página 27.) Na atividade 15 do tp5,página 99,quadrinho,trabalhamos oralmente,observando a situação sociocomunicativa que se cria na tirinha.Retomamos ao AAA5 e fizemos a leitura das imagens nas páginas 15 e 16.Após esse momento apresentamos um slide “contexto e coerência,nas páginas 66 e 67,explorando a cena narrada.Para finalizarmos aplicamos uma dinâmica de construção de um texto,utilizando somente “palavras”,distribuídas pela formadora.Essa dinâmica foi dividida em grupos de três componentes.A apresentação do texto foi feita em forma de cartazes.Fiz alguns encaminhamentos em relação ao estudo do tp6,como também do avançado na prática.

Um comentário: