segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RELATÓRIO TP6 UNIDADE 23

RELATÓRIO TP6 UNIDADE 23




Iniciamos mais um encontro no período vespertino,como tema “processo de produção textual:revisão e edição”,com o o0bjetivo de refletirmos sobre revisão e edição,assim como as estratégias que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem nas produções textuais.Como também desenvolver atividades capazes de despertar o aluno para o prazer e o valor da literatura.Organizamos primeiramente o estudo em grupo para enriquecimento,compreensão e ampliação dos conteúdos trabalhados nas unidades 23 e 24;os cursistas desenvolveram em forma de seminário o processo de produção que requer mais reforço para ser aprendida e utilizada,envolvendo a construção de um texto que atinja seus objetivos,considerando o gênero,o suporte,os possíveis leitores e o assunto.Enquanto que no processo de edição,a prática está ligada a verificação de uma última lista de elementos antes da finalização do texto.Foi comentado também que durante a revisão de um texto,o escritor deve primeiro lê o rascunho,podendo reescreve-lo até avaliar que o texto está bom para ser lido por uma outra pessoa.Foi explorado alguns elementos importantes á produção textual;planejar,revisar e editar.A formadora colocou que para se desenvolver o trabalho de retorno e instauração de um diálogo entre aluno-autor e professor-leitor,há duas etapas etapas que focam os aspectos de desenvolvimento do tema e as questões de ortografia,pontuação,construção de parágrafo,elementos coesivos,etc...as etapas de revisão e edição em torno da literatura para adolescentes.Os professores fizeram ma boa participação com essa discussão,entretanto trata-se de um assunto de grande importância “literatura para adolescente”.Comentamos que é preciso que a escola desenvolva nos alunos a competência e o gosto de ler,pois é um dos espaços fundamentais para desenvolver leitores.Lembrei também no decorrer das discussões que “que gosto não se discute”.É preciso que seja dada a oportunidade de o aluno conhecer a obra,e dessa forma investir nesse crescimento.Alguns professores comentaram em relação a alguns projetos de leituras que desenvolveram nas escolas.Mas que observaram que ainda há muitos alunos que não gostam de lê.Mostramos algumas experiências que deram certo.Entreguei um artigo de Fernando Sabino a Machado de Assis,uma releitura de “Dom Casmurro”.Fizemos uma leitura e discussão.Na continuidade reforcei as atividades com slides.E abri o espaço para os professores contarem suas experiências ao ter aplicado o avançando.Apresentaram obras interessantes trabalhadas como propostas de leituras em sala de aula.A obra “Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.Literatura em Minha Casa.Dentre outras ;’ “Uma História de Futebol”;a qual foi trabalhada em sala de aula.Uma cursista falou da importância da leitura de um livro a parti da capa,pois assim cria-se boas expectativas para a história.Na continuidade pedi para que os cursistas observassem a figura a figura levada pela formadora e construísse uma poesia coletiva,observando a função do texto poético e o objetivo.Alguns professores achararam interessante esse tipo de atividade e falaram que iriam aplicar em sala de aula.Finalizei fazendo algumas encaminhamentos;.>leitura da tp6,página 21,texto”salvem as línguas que estão morrendo”,atividades 122 e 123,para se possível trabalhar com alunos. >Leitura da tp1,planejamento e aplicação do avançando na prática,escolhida no encontro presencial.>apresentação e elaboração de uma atividade de leitura para adolescentes. > apresentar e elaborar de uma atividade de leitura para adolescentes;>apresentar a proposta no seminário de leitura,no fechamento do gestar aqui no município

Nenhum comentário:

Postar um comentário