sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Relatório: "TEORIA E PRÁTICA; ARGUMENTOS VALIOSOS PARA BOA LEITURA."

“TEORIA E PRÁTICA;ARGUMENTOS VALIOSOS PARA UMA BOA LEITURA.”

RELATÓRIO


OFICINA 7 TP4 UNIDADES 13 e 14






No dia 27 de junho de 2009,nos encontramos para trabalharmos a sétima oficina do TP4,unidade 13 “leitura,escrita e cultura”.Iniciamos com um slide;”infância”,o qual nos fez relembrar a infância,relacionando os valores de ontem com o hoje.
Em seguida fiz a apresentação dos objetivos da unidade e coloquei um slide “letramento e alfabetização” e debatemos as questões:o que é alfabetização?”o que é letramento?,”objetivando uma reflexão sobre os usos e as funções da escrita nas praticas do cotidiano.Os cursistas citaram vários exemplos diários.Fizemos as atividades das páginas;16 e 17 da seção 1,a qual reforçou a questão das nossas práticas de leitura-escrita no cotidiano,considerando sempre que a escrita ocorre porque exerce diferentes funções e finalidades comunicativas,No entanto devemos preparar os alunos para se comunicarem adequadamente nas diferentes situações que venham utilizar.Em seguida fizemos uma leitura dos depoimentos dos autores Patativa de Assaré e Paulo Freire,quanto as suas práticas de leitura.A partir daí discutimos sobre o processo de letramento e a necessidade de desenvolver habilidades que tornem nossos alunos mais proficiente em leituras.Na continuidade passei um slide com algumas placas e sinais de cidades,bairros e casas...,onde possivelmente estamos cercados de informações desenhadas e ou escritas.
Na continuidade trabalhamos o texto “circuito fechado”,lembrando que,apesar da ausência de verbos e advérbios no referido texto.O leitor é capaz de indicar as cenas da vida do personagem.Após trabalhado o texto e explorado.Encaminhei aos cursistas que fizessem uma produção de texto incluindo suas ações do ontem,se baseando no texto “circuito fechado”de Ricardo Ramos,fazendo uso de verbos.Os cursistas se envolveram bastantes e relataram nas suas apresentações a importância desse trabalho.
Em seguida apresentei um cartaz da festa junina da escola municipal “Tancredo Neves”,em nosso município,e fizemos uma leitura do referido cartaz,objetivando relacionar o letramento com as práticas de cultura local.A atividade foi feita oralmente,considerando as dimensões da situação sociocomunicativa como parâmetros para o planejamento e avaliação de atividades de escrita;. Consciência da audiência,.relevância do conteúdo,.seqüência da informação,.nível de formalidade,.função da comunicação,.convenção .No outro momento fizemos a socialização do avançando na prática.Assim como os outros,esse avançando foi muito enriquecedor para todos nós.Quantas experiências relatadas ...e conseqüentemente,novas práticas...Percebi que uma minoria,ainda apresente insegurança nas interpretações das atividades encaminhadas.E que alguns cursistas em seus relatos,já fazem as reescrituras do texto dos textos apresentados pelos alunos.No entanto ampliei a importância da reescritura,para que dessa forma os demais pudessem adotar a idéia quando necessário.Dentre outros cursistas;a professora Geni relatou uma experi~encia ao aplicar o avançando da TP4 unidade 14,terceira seção.O objetivo era o de conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio na leitura(produção de texto),em uma turma da 7ª série,trabalhou o texto “nossas cidades”,segundo a cursistas;foi explorado as inferências,as pressuposições,gênero e tipo textual.O objetivo comunicativo é o público leitor do mesmo.Foram trabalhados oralmente os textos “ A cidade”,uma composição infantil de Millôr Fernandes, “A fábula dos fabulosos” Ledo Ivo,bem como “cartão postal do Rio de Janeiro”.Prosseguindo,trabalhou o texto “cidadezinha qualquer,”comparando os aspectos referenciais a descrição de cidade.Após os procedimentos de leitura,foi apresentado as propostas de produção de texto sobre:.qual seria a cidade de seus sonhos?.O que uma cidade tem de bom ou de ruim..E os alunos levaram duas aulas para produzir o texto.Houve a participação de todos.Foi levado em consideração diferentes características do nível de desenvovilmento do grupo.Um dos textos é de um aluno com deficiência mental,cujo grau não é possível definir.A professora relatou que nos textos observou que a cidade dos seus sonhos se caracterizava para a maioria que escolheu esse tema,como um sonho envolto a realização das paixões dessa fase de adolescência,como se divertia,sonhar em ser atriz,modelo,viajar enfim conhecer a beleza,a construção das cidades.Já um grupo menor com mais pés no chão,conseguiu a partir dos conhecimentos prévios sobre cidades,alcançar o objetivo proposto.Em relação as formalidades ortográficas e outro elementos relacionados a coesão.Não houve intervenção.portanto os textos se apresentaram conforme o produziu.Segundo a cursista professora Geni,os procedimentos dessa proposta serão levados em consideração com mais afinco.Embora as atividades de produção textual,com certa freqüência,são permeados a partir de conhecimentos prévios adquiridos em aula.A Geni ainda ressaltou que esse trabalho foi de muita importância,porque através dessas práticas percebeu o quanto não valorizamos ás vezes as pequenas e simples coisas presentes em nossa volta e que para os próprios alunos,através de produções textuais,conseguem visualizar e valorizar a riqueza das coisas simples do lugar onde vivem.Essa proposta,disse a professora que efetuou-se em cinco aulas distribuídas em dois dias subseqüentes.Houve colaboração de professores e direção daquela escola.O encontro presencial finalizou com uma apresentação de um poema que apresentei em cartaz,reforçando conceitos referentes a letramento,da autora Magda Soares.Fiz encaminhamentos para os cursistas estarem a TP4 unidade 15 e 16.Planejar e aplicar um avançando na prática.

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