quarta-feira, 18 de novembro de 2009

RELATÓRIO DO DÉCIMO ENCONTRO - TP6 UNIDADE 21

RELATÓRIO DO DÉCIMO ENCONTRO
TP6 UNIDADE 21


No dia 19 de setembro de 2009,nos reunimos para realizarmos mais uma oficina do gestar II,com o tema “argumentação e linguagem”.Fiz a abertura com a apresentação de um slide,texto “fax de Nirso” e fizemos uma leitura compartilhada,com a participação de todos os presentes,deixando assim a leitura mais rica e atrativa.Na continuidade decidimos trabalhar na segunda etapa do gestar II,um pouco diferente.Utilizando a forma de seminário,pois no decorrer dos encontros trabalhados, percebi que a maioria dos cursistas não tinham tempo suficiente para leitura dos tps.Então no primeiro momento,organizei um tempo de 90 minutos para o estudo em grupos por unidades e seções.Primeiramente as unidades 21 e 22,foram divididas em grupos de três e dois componentes.A metodologia foi a seguinte:> os grupos deverão estudar as unidades(seção 1,2,3) conforme combinados, >Resumir o conteúdo da unidade, >Escolher e planejar o avançando na prática que o grupo vai aplicar .>Os grupos deverão aplicar dois avançando na prática em cada tp:os grupos 1 e 2 além de aplicar a atividade que planejou,deverão também aplicar um dos avançando na prática dos outros grupos.Após os estudos,ocorreu a apresentação dos pontos mais principais destacados pelos cursists.Houve um envolvimento muito grande de cada equipe;detalhando bem os conteúdos solicitados e ampliando ainda mais com exemplos a partir de seus conhecimentos.A cada explicação abriam-se espaço para que todos pudessem participar.Foi comentado que a cada motivo ou razão que damos para comprovar a tese é chamado de argumento e que dependendo da situação de comunicação,das finalidades,as maneiras de organizar a tese e os argumentos podem variar.Debatemos na unidades 22 que a prática da leitura e escrita deve ser planejada como uma seqüência em que o aluno está sempre tendo oportunidade de pensar e refletir sobre o texto eu está produzido,interagindo com o próprio texto e com os textos de seus colegas.No entanto é preciso que o professor crie situações em que possa preparar o aluno para a escrita e estabeleça uma produção textual flexível.Que a produção textual tem como trabalho central a escrita do texto.Todas as etapas estão interligadas dentro de um desenvolvimento de alternativas que podem ajudar as pessoas a criarem,planejarem,escreverem e revisarem seus textos.No segundo momento os professores relataram suas experiências em sala de aula com os alunos,com o objetivo de partilhar conhecimentos e experiências .Alguns professores apresentaram os avançandos relacionados a seção 2,a tese e seus argumentos,com o objetivo de identificar e analisar os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma argumentação textual,os professores alegaram que foram desenvolvidas algumas atividades que culminaram com a produção de um texto.Uma professora relatou que trabalhou com uma turma de sétima série,o gênero artigo de opinião,onde os aluno já tivera conhecimento da importância do argumento.Em seguida ,segundo a professora,foi feita a leitura dos diferentes textos apresentados na seção 2 da unidade em foco.E na continuidade fora entregue um texto publicitário,todos diferentes,relacionados ao bem estar do ser humano,inclusive saúde.Continuou a professora a relatar que na seqüência entregou para os alunos uma publicidade com uma coleção de caderno de receitas,foi lido,questionados e sugeridos todos os procedimentos relacionados a tese e os argumentos que possibilitariam a produção de um texto desse gênero,com o que tinham em mãos.Após esse trabalho os alunos exploraram a leitura dos seus textos.A professora instigou-lhes em relação a tese e principalmente os argumentos que poderiam ser importantes para o desenvolvimento e defesa da tese.A professora finalizou dizendo que após s apresntações do trabalhos,a mesma fez algumas intervenções,chamando a atenção para as explicitações dos textos publicitários.E disse que pretende retomar a atividade,pois seus objetivos não foram alcançados plenamente.No terceiro momento encaminhei algumas atividades relacionadas as questões das unidades 21 e 22; ativ.2 página 17;oralmente trata-se de uma interpretação das tirinhas.Na seqüência fiz a apresentação do texto “orador de direito”e “ Chico Bento”e a exploração dos textos em slide.Esses dois textos envolveu muito ao cursistas de forma a entender o processo da comunicação e a capacidade de convencimento da linguagem.Na questão seguinte solicitei que escolhessem um provérbio e construíssem um texto argumentativo em que a tese,fosse a moral.Finalizei avaliando o encontro perguntando ;se os ojetivos da oficina tinham sidos alcançados? E em resposta todos falaram que foi muito boa.Encaminhei alguns estudos e planejamentos para o próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário